Como limpar ar condicionado?

Com as temperaturas cada vez mais altas, o aparelho de ar condicionado deixou de ser um luxo, mas sim uma necessidade! Hoje é possível encontrar o ar condicionados instalado em diversos locais do nosso dia-a-dia, como nas casas, nos shoppings, nos bancos, nos supermercados, nos restaurantes, no seu trabalho, …

Como visto em “Como comprar um ar condicionado, vimos que existem vários modelos de ar condicionado: split, inverter, janela, entre outros. Alguns modelos são mais econômicos, outros são mais potentes.

Como anda a manutenção do seu ar condicionado?

O ar condicionado possui um sistema de ventilação que auxilia no esfriamento do ambiente. Essa circulação faz com que o ar condicionado “acumule” poeira. É muito importante evitar que esta “poeira” se acumule, realizando a limpeza do ar condicionado regularmente.

Essa “poeira acumulada” no ar condicionado facilita a proliferação de ácaros, bactérias, fungos, vírus e outros transmissores de doenças, provocando ou agravando alergias, rinites, tosses, bronquites e até conjuntivite. Como se não bastasse, o ar condicionado resseca as mucosas de nossas via aéreas, deixando “mais vulnerável” a doenças respiratórias.

Por isso, é importante realizar a limpeza do ar condicionado! Mas como podemos limpar o ar condicionado?

Todo aparelho de ar condicionado possui um filtro de ar condicionado. Esse filtro precisa ser limpo mensalmente. Dependendo do modelo do ar condicionado, esse filtro pode ser tirado lateralmente ou pela grade da ar condicionado.

Retire o filtro do ar condicionado.

Caso seu aparelho de ar condicionado tenha um filtro de carvão ativado, use apenas o aspirador de pó para limpá-lo. Não use água.

Já com o filtro de nylon, limpe-o com água e sabão neutro. Depois deixe secar. Evite deixar exposto ao sol. Com o filtro limpo e seco, recoloque no aparelho de ar condicionado. Troque regularmente este filtro, de acordo com o fabricante.

Infelizmente, o filtro do ar condicionado não consegue impedir totalmente o acúmulo de poeira no aparelho de ar condicionado. Essa poeira fica acumulada internamente, nas tubulações do aparelho! Neste caso, é recomendado que chame um técnico especializado para realizar a manutenção do ar condicionado, pelo menos 1 vez por ano.


Se você mora em uma região com muita poeira, é recomendado que realize a limpeza dos filtros de ar condicionado a cada 15 dias e a manutenção do ar condicionado a cada 6 meses.

Aproveite e confira os comentários no final da página!

Se você achou esta dica útil, compartilhe com seus amigos!








Deixe seu comentário
2 Comentários

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.