Como comprar ar condicionado? Ar condicionado Split? Ar condicionado Inverter? Ar condicionado Janela?

Que calor! A cada ano que passa, o calor parece ser mais intenso! Com isso, é inevitável pensar em comprar um ar condicionado. Mas como comprar ar condicionado? Existem vários modelos: ar condicionado split, ar condicionado com inverter, ar condicionado de janela,… Qual o melhor ar condicionado? Qual o mais barato? Qual o modelo de ar condicionado mais econômico?

Dentre os tipos de ar condicionado estão:

  • Ar condicionado janela (window) – este modelo de ar condicionado é o mais antigo e tradicional, onde é preciso quebrar a parede no formato de uma “janela” para encaixar o aparelho de ar condicionado. Sua grande desvantagem é o barulho e o maior consumo de energia, porém novos modelos “mais” silenciosos e eficientes estão surgindo no mercado. Geralmente este modelo é adotado por prédios residenciais por “questões de estética”, evitando que cada apartamento escolha modelos diferentes em cada andar;
  • Ar condicionado split– modelo mais moderno de ar condicionado, o split é composto por 2 unidades, uma interna (evaporador) e outra externa (motor/compressor), ligados por uma tubulação de cobre. Com isso, na parede, é quebrado apenas a passagem da tubulação. Este modelo é o mais procurado, pois é mais silencioso, já que o motor fica do lado de fora da casa;
  • Ar condicionado split inverter– trata-se de um modelo de ar condicionado split mais econômica, com a tecnologia inverter. Nos modelos normais, assim que a temperatura programada no ar condicionado é atingida, o motor (compressor) é desligado. Ao perceber o aumento de temperatura, o motor é ligado novamente, ficando neste “liga e desliga”. “Ligar” o motor várias vezes consome bastante energia. Com o ar condicionado inverter, este “liga e desliga” não acontece. Ao invés de desligar o motor, o ar condicionado mantém o motor ligado, em baixa rotação. O ar condicionado inverter é cerca de 30 a 40% mais econômico do que o modelo normal.A tecnologia inverter é encontrada com mais facilidade nos modelos de ar condicionado split, mas não significa que não possa ser usados em outros tipos de ar condicionado;
  • Ar condicionado window split – este modelo é interessante, pois é um misto de ar condicionado janela com ar condicionado split. O seu “motor” cabe no espaço da caixa de ar de janela tradicional, podendo ser fechada para diminuir o barulho. Esta adaptação tem seu custo, ela não é tão econômica, quanto os modelos split normais.
  • Ar condicionado portátil – este modelo permite você levar o ar condicionado para onde desejar. Desta forma, de dia, você pode levar o ar condicionado para a sala, e de noite, levar para o quarto. Outra grande vantagem, é que este modelo de ar condicionado não necessita quebrar a parede. Sua grande desvantagem é que este modelo possui um preço muito superior aos modelos tradicionais.

Outros termos comuns encontrados para ar condicionado:

  • Ciclo reverso ou ciclo frio? – O ar condicionado ciclo frio é utilizado apenas para esfriar o ambiente, já o ar condicionado ciclo reverso (frio/quente) permite tanto esfriar, como aquecer o ambiente;
  • Compressor alternativo ou compressor rotativo? – O ar condicionado com compressor alternativo consome mais energia e possui uma mecânica com válvulas que desgastam as peças mais rápido. O ar condicionado com compressor rotativo é um modelo mais econômico, onde comprime o ar em espirais.

Preciso comprar um ar condicionado de quantos BTUS ?

BTUS é a medida usada para medir a “força” do seu ar condicionado. Mas como saber quantos BTUS preciso no meu quarto?

Bem, este cálculo depende de quantas pessoas ficarão no quarto, se tem aparelhos eletrônicos ligados no quarto, como tv e computador, se bate sol na parede, a região do país onde mora (existem cidades com clima predominantemente quente e abafado!) , mas o critério mais usado é o tamanho do quarto. Um quarto pequeno basta 7500 BTUS, já um quarto médio a grande exige no mínimo 10.000 BTUS.

“Pegando” a média, a cada metro quadrado, são necessários cerca de 600 BTUS.


Não se esqueça de realizar a manutenção do seu ar condicionado regularmente, limpando os filtros do aparelho. Confira como em “Como limpar o ar condicionado?

Aproveite e confira os comentários no final da página!

Se você achou esta dica útil, compartilhe com seus amigos!








Deixe seu comentário
3 Comentários

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.