Dicas de como fazer compras pela internet com mais segurança

Está pensando em fazer compras pela internet? Então tome alguns cuidados para não cair em uma fria!


Na internet existem várias lojas online. O problema que nem todos eles são honestos. Existem muitos sites falsos que fingem ser um loja virtual, oferecendo produtos com preços atraentes. Mas como saber se um site é confiável?

Confira algumas dicas de como fazer compras pela internet com mais segurança!

1 – Desconfie de preços baratos
Será que é possível oferecer um produto mais barato? Com certeza, mas não existe milagre! Cuidado com um site desconhecido junto com um preço muito baixo! Este site pode estar vendendo produtos ilegais, importatos, sem nota fiscal e sem garantia.

2 – Busque o cadeado no endereço do site
Sempre que digitar dados de seu endereço e do cartão de crédito, confira se na barra de endereços do navegador existe o desenho de um cadeado, como na figura abaixo. Este cadeado significa que seus dados estão sendo criptografados e transmitidos com mais segurança. Alguns sites mostram estes cadeados somente na hora de colocar os dados do cartão de crédito ( isso é normal ). Não compre em sites que pedem os dados do cartão de crédito sem este cadeado.

3 – Guarde todos os comprovantes da compra
Guarde todas as informações da compra, como telas do site, número do pedido, e-mails recebidos, comprovantes de pagamento. Isso será importante para comprovar que você foi enganado e procurar os órgãos de defesa ao consumidor. Verifique se no site existe telefone ou endereço de contato.

4 – Procure informações na internet em sites de reclamação
Um site ruim tem várias reclamações na internet, saiba como procurar em Faça sua reclamação na Internet e busque seus direitos. Existem muitos sites que não cumprem com o combinado e até não entregam o produto.

Mas calma, até lojas famosas possuem clientes insatisfeitos!

5 – Cuidado com compra de produtos importados
Existem lojas que prometem preços incríveis, importados da China ou dos EUA. O grande problema é que alguns destes sites colocam em “letras miúdas” que o produto é importado, sendo o consumidor responsável em pagar os altos impostos de importação e correr o risco da mercadoria ficar retido na fiscalização. Além disso, o produto não tem nota fiscal, nem garantia e ainda corre o risco de ser falsificado. Fique atento!

6 – Pague com boleto
Em sites suspeitos, evite digitar o número do cartão de crédito. Prefira gerar um boleto bancário. O boleto gerado tem que estar no nome da empresa. De preferência, faça uma compra de pequeno valor.

7 – Evite comprar
Se você já está achando um site suspeito, por que arriscar?

8 – Mantenha o computador com antivírus atualizado
A maioria dos navegadores e antivírus possuem recursos que alertam quando um site é falso. Por isso, é importante deixar um computador com sistema operacional, programas e antivírus atualizado.

Infelizmente, nem todos esses cuidados são suficientes para garantir que um site é seguro e confiável! A melhor coisa é ficar atento!


Aproveite e saiba como encontrar os melhores preços pela internet, como visto em Pesquise os preços online antes de comprar!

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!


Inscreva-se no nosso canal







Deixe seu comentário
Comente aqui

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


O DESAFIO 12 MESES IRÁ AJUDAR A ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2017! CONFIRA!