Será que o Repelente do Pescador do Facebook funciona mesmo?

No Facebook circulam mensagens da receita do Repelente do Pescador que ajuda a combater os mosquitos, inclusive os mosquitos da dengue. O Repelente do Pescador mistura álcool, cravos e óleo de neném, mas será que este repelente do pescador funciona mesmo? Alguns dizem que sim, outros dizem que é preciso experimentar, outros afirmam que eles não são tão bons assim…


Confira primeiramente a receita do Repelente do Pescador que circula no Facebook!

repelente-caseiro-pescador

REPELENTE EFICAZ E BARATO
MUITO UTILIZADO POR PESCADORES

INGREDIENTES:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da Índia (100g)
1 vidro e óleo para nenéns (100ml)
MODO DE FAZER:
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando , de manhã e a tarde. Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva doce, lavanda, aloe vera).
MODO DE USAR:
Passe uma gota no braço e nas pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, e espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar ovos e atrapalha a postura. Vai diminuindo a proliferação.
A comunidade toda tem que usar, como num multirão.
Não forneça sangue para o aedes aegyty! Ioshiko Nobuni, sobrevivente da dengue hemorrágica.

Repelente do Pescador é testado no Programa da Ana Maria Braga

Em uma de suas reportagens, a receita do repelente caseiro foi testado no programa Mais Você da Ana Maria Braga junto a um pesquisador da UFRJ. O repelente do pescador foi testado aplicando nas mãos. As mãos com repelente foram colocadas dentro de um recipiente cheio de mosquitos. De fato, os mosquitos praticamente “ignoraram” a mão com repelente.



Beleza! Aprovado!!!! Espere! Não é bem assim… de fato, o repelente do pescador funciona, mas seu efeito é bem curto. Continue lendo…

Repelente do Pescador não é eficaz no combate a dengue!

Não há dúvidas de que o repelente do pescador funciona, porém o teste demonstrado no Programa da Ana Maria foi digamos “superficial”. O mesmo repelente foi testado novamente e a conclusão foi que elas não funcionam tão bem quanto um repelente normal.

Em seu próprio site, a própria UFRJ divulga uma reportagem informando que só pode considerar um produto eficaz com uma pesquisa científica sobre o assunto. Ainda cita que o melhor repelente encontrado é o DEET (composto orgânico N,N-dietil-meta-toluamida e N,N-dietil-3-metilbenzamida), usado pela maioria dos repelentes industrializados.

“… este repelente caseiro pode até proteger um pouco contra os mosquitos, mas não com o mesmo poder do DEET”, cita o site da UFRJ. Leia o site da UFRJ sobre o assunto em “Repelentes caseiros realmente funcionam?

Outra pesquisa foi realizada pela Unesp de Botucatu, divulgada na Folha. Os pesquisadores testaram as receitas caseiras mais famosas, usando andiroba, cravo-da-índia, citronela, óleo de soja. Voluntários colocaram as mãos em recipientes com mosquitos para testar os produtos. Nenhum deles funcionou bem!

“Eles afastaram os mosquitos por um curto período. Algumas centenas de segundos apenas. Nenhum superou os repelentes industrializados”, diz o professor Hélio Miot. Confira a reportagem da Folha “Repelente caseiro é pouco eficiente contra mosquito da dengue“.

Vale lembrar que até os repelentes industrializados precisam ser reaplicados de tempo em tempo ( leia as instruções na embalagem do repelente ).

CUIDADO com o Repelente do Pescador!!!

Toda medida contra a dengue é válida! Vimos que o Repelente do Pescador funciona, mas por pouco tempo. Independente de usar o Repelente do Pescador ou um Repelente industrializado, todo cuidado é pouco!

O ideal mesmo é cuidar para não deixar água acumulada, deixar os quintais limpos, caixa de água e piscinas tampadas, entre outros cuidados. Confira dicas de como combater a dengue em “Como evitar a dengue? Conheça medidas simples que combatem a dengue!“.

Saiba também como reconhecer um mosquito da dengue em “Como é o mosquito da dengue?“.

Espero ter ajudado com esta dica! Se puder, compartilhe com seus amigos no Facebook! Junte os vizinhos no seu bairro contra a dengue! Organize um mutirão de limpeza! Todos contra a dengue!

Campanha contra Dengue
Olá amigos, estou aqui para pedir a sua ajuda contra a dengue! Eu já tive dengue e conheço amigos que estão com dengue e sei como é ruim esta doença! Peço que respeite o próximo, mantendo suas casas e quintais limpos! Junte seus amigos e vizinhos para conscientizar e limpar seu bairro!


Criei aqui estes posts relacionados ao assunto de como evitar a dengue e espero que seja útil! Se puder, compartilhe ou comente em casa ou no trabalho as medidas de como combater a dengue! Abraços!

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!


Inscreva-se no nosso canal







Deixe seu comentário
6 Comentários

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


O DESAFIO 12 MESES IRÁ AJUDAR A ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2017! CONFIRA!