Salmonella dá na clara ou gema do ovo?

Salmonella dá na clara ou gema do ovo? A resposta é: a Salmonella pode estar na clara, na gema e na casca do ovo. Portanto, sempre cozinhe ou frite bem os ovos! Não coma ovos com gema crua, elas podem aumentar as chances de contrair doenças relacionadas com a Salmonella.


Em geral, você precisa cozinhar um ovo por uns 15 minutos! Esse é o tempo médio para que um ovo fique bem cozido!

salmonella ovo clara ou gema

Alguns acreditam que a Salmonella dá apenas na clara ou na casca do ovo! Mas isso não é verdade! A Salmonella pode estar presente tanto na casca, na gema e na clara do ovo.

Segundo o site do Grupo de Extensão em Segurança de Alimentos da ESALQ/USP, no caso dos ovos o mecanismo de transmissão pode ocorrer tanto na contaminação por fezes na parte externa dos ovos, como no interior do corpo da galinha. Neste último caso, a Salmonella pode infectar a gema do ovo antes das cascas serem formadas e sem o contato com as fezes.

A boa notícia é que você pode “matar” a Salmonella com o calor! Ou seja, basta cozinhar ou fritar bem os ovos!

Já a Secretaria de Saúde de SP alerta que ovos com gema mole, mal cozidos ou mal fritos são de alto risco para se adquirir a doença.


A Salmonella é um grupo de bactéria que pode causar doenças intestinais em humanos e animais, provocando geralmente febre alta, vômito, diarréia e cólicas abdominais. A Salmonella pode ser encontrada em alimentos de origem animal ( como carnes, aves, ovos, leite, entre outros ) contaminados com fezes de animais, ingeridos crus ou mal cozidos, e em vegetais e frutas manipuladas sem higiene. Por isso, sempre cozinhe e lave bem estes alimentos.

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!


Inscreva-se no nosso canal







Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


O DESAFIO 12 MESES IRÁ AJUDAR A ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2017! CONFIRA!