Quando a poupança é um bom negócio?

Quando sobra um dinheiro na conta, é comum querer fazer uma poupança! Mas será que vale a pena deixar o dinheiro na poupança? A poupança é um bom negócio?


Depende do ponto de vista!

Com novas regras em 2012, o rendimento da poupança caiu para menos de 0,5% ao mês. Mesmo assim, a poupança continua “bombando”! O brasileiro continua depositando na caderneta de poupança em ritmo acelerado, batendo recordes de arrecadação!

Porém, a poupança rende menos que a inflação! Como pode ser um bom investimento?

Se você pensar em investimento, não é um bom negócio! Mas pode ser útil em alguns casos:

  • Montar uma reserva para emergências
    Uma grande vantagem da poupança, é poder retirar o dinheiro rapidamente! Dependendo da emergência, você precisa do dinheiro “para ontem”. E a poupança permite isso, podendo sacar direto no caixa ou caixa eletrônico. Infelizmente emergências acontecem, como uma perda de emprego, problemas de saúde, acidentes, …

    O ideal é juntar 6 meses de salário na poupança, leia mais em Dinheiro para emergências

  • Deixar um dinheiro temporário no curto prazo
    A maioria dos investimentos lucrativos, exige que o investidor deixe o dinheiro “parado” por um longo período de tempo. Se você pretende comprar algo em poucos meses, provavelmente é melhor deixar o dinheiro na poupança!
  • Até aprender sobre investimentos
    Deixar o dinheiro na poupança é prático, fácil e de “baixo” risco! Ela rende pouco, mas melhor algo do que nada! Contudo, fica claro que existem outros investimentos “mais” lucrativos que exigem mais estudos, como por exemplo, investir em ações ! Até aprender sobre estes investimentos, o melhor é deixar o dinheiro na poupança!

Bons investimentos!

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!







Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.