Confira as perguntas mais frequentes sobre a Eleição 2018!

A Eleição 2018 está chegando! Com isso, começam a aparecer algumas dúvidas como: Como anular o voto? Como justificar o voto? O que acontece se eu não votar? Quando vai ser as eleições 2018? Qual vai ser a ordem de votação na eleições de 2018? Vamos responder as perguntas mais frequentes sobre a Eleição 2018! Confira!

1 – Quando vai ser as eleições 2018?

Resposta: As eleições 2018 serão nos dias 07 de outubro (primeiro domingo de outubro). Já o segundo turno será no dia 28 de outubro (último domingo de outubro).

2 – Como justificar o voto em 2018?

Resposta: A justificativa somente vale para quem não estiver na cidade onde vota. Você precisa ir em um local de votação. Lá, haverá um formulário de justificativa. Preencha o formulário e entre em qualquer fila. Você precisa levar o título de eleitor e um documento de identidade com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto, de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não vale certidões de nascimento ou de casamento.



3 – Quem é obrigado a votar em 2018?

Resposta: o voto é obrigatório para eleitores maiores de 18 anos. O voto é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, e adolescentes de 16 e 17 anos.

4 – O que acontece se eu não votar?

Resposta: O eleitor que não votar, nem justificar na eleição, precisa comparecer em posto de atendimento do TRE em até 60 dias, levando o título de eleitor e um documento de identidade. Quem não fizer isso ficará em débito com a Justiça Eleitoral, causando os seguintes problemas:

– Você não poderá pedir passaporte ou carteira de identidade;

– Terá problemas em receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo;

– Não poderá participar de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;

– Não conseguirá pedir empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;

– Não poderá passar em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;

– Não conseguirá renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;

– Não conseguirá tirar a certidão de quitação eleitoral.

É preciso pagar uma multa de aproximadamente 3 reais.

Caso o eleitor não vote durante três eleições consecutivas, não justifique, nem pague as multas, o seu título de eleitor será cancelado.

5 – Qual é a ordem de votação 2018 na urna eletrônica?

Resposta:
No primeiro turno, a votação 2018 será na seguinte ordem:

– Deputado Federal
– Deputado Estadual ou Distrital
– Senador 1
– Senador 2
– Governador
– Presidente

Faça uma cola e leve os números anotados em um papel.

Como anular o voto? Como faço para votar em NULO?

Resposta: Para anular o voto é preciso digitar um número que não existe. Por exemplo, digite 00. Vai aparecer uma mensagem na tela parecido com “Número Errado” ou “Voto Nulo”. Aperte o botão verde para confirmar.

eleição 2018 como anular voto

Cuidado com as mensagens sobre voto em nulo! Sempre aparece uma mensagem no Whatsapp parecida com esta abaixo:

Se a eleição tiver 51% de votos nulos, a eleição é ANULADO e novas eleições precisam ser convocadas imediatamente!

Isso é mentira! Votar em NULO não cancela as eleições. No sistema, os votos NULOS e BRANCOS não são contabilizados para eleger um político. O sistema só vai considerar os votos válidos para eleger um político.

6 – Sérgio moro falou para votar em NULO! Isso é verdade ou mentira?

Resposta: Mentira! Existe uma mensagem falsa que circula há muito tempo! Eles somente mudam o nome da pessoa! Agora dizem que foi Sérgio Moro! A mensagem falsa é parecida com este texto abaixo!

“Voto Nulo – SAIBAM COMO SE FAZ

SERGIO MORO

Caros amigos e público em geral, hoje começo uma divulgação incansável no esclarecimento de como podemos acabar com os corruptos de carreira do nosso país! ESSA EU TAMBÉM NÃO SABIA… MAIS AGORA EU SEI E VOU COMPARTILHAR COM VCS E VCS IRÃO COMPARTILHAR COM TODOS OS SEUS AMIGOS E CONTATOS. Se fizermos uma corrente, logo todos os brasileiros saberão como faremos a mudança que o Brasil precisa!

*_Voto Nulo_*

000 + tecla verde

*SAIBAM COMO SE FAZ.*

Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?!*

ENTENDA O PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO*

SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE….

*EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.*

*LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.*

*VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE*

Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *”menos ruim”* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país!

Mas, aí você diz: *”Nesse caso, não temos saída”.*

*Engano seu.*

O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE “VOTOS NULOS”*

*É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!

*Ainda não entendeu ?*

Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !*

*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_*, o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!*

*É disso que o Brasil precisa:*

Um susto nessa gente!

Esta campanha vale a pena!

*N U L O neles !!!*

POR FAVOR *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*

Leve isto a sério! O Brasil precisa de cidadãos sérios! Chega de cidadãos mais ou menos sérios!”

Como já falamos, votar em NULO não cancela uma eleição. No sistema, os votos NULOS e BRANCOS não são contabilizados para eleger um político. O sistema só vai considerar os votos válidos para eleger um político. Essa mensagem falsa circula desde de 2010. Confiram mais detalhes no site da Globo ou no site da Record.

Mas por que alguém inventaria uma mentira desta sobre anular a eleição?
É difícil saber a verdadeira intenção da pessoa que cria ou altera estas mensagens falsas, mas temos alguns possíveis motivos:

  • Trote – Algumas pessoas gostam de passar trote ou fazer uma pegadinha. Sabe aquelas pessoas que ficam passando trote por telefone? Algumas pessoas acham engraçado ficar passando trote!
  • Desinformação – Algumas pessoas realmente acreditam que a mensagem é verdade! Não estranhe! Por exemplo, existem pessoas que acreditam fielmente que o homem não foi a Lua. Existem algumas pessoas que acreditam que o planeta Terra não é redonda.


Boa eleição a todos!

Você gostou desta dica/promoção?
Compartilhe com seus amigos!


Aproveite e confira os comentários!







Deixe seu comentário 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *