O que fazer em caso de incêndio? Como proteger?

Infelizmente, incêndios acontecem! Desde um simples descuido, desastres, falta de manutenção e até incêndios criminosos. Algo importante, é saber como reagir em caso de incêndio! Algumas dicas podem ser úteis para combater e evitar problemas com fogos. Prepare seus funcionários e moradores dos prédios para situações de incêndio em prédios e empresas.


Recentemente, o Brasil viveu uma grande tragédia de incêndio na boate Kiss de Santa Maria-SC, onde mais de 230 pessoas morreram.

Mas o que fazer em caso de incêndio?

1 – Mantenha a calma! Ajude os outros a manter a calma e procurar pela saída do local;

2 – Ao encontrar fogo, grite alertando todos os presentes para sair do local;

3 – Ligue 193 para chamar os bombeiros;

4 – Se o fogo for forte ou estiver fora do controle, não tente apagar o fogo, saia fora do prédio;

5 – Não respire a fumaça dos incêndios! Cubra a respiração com a roupa e saia do prédio! Se possível, molhe a roupa ou use um cobertor para se proteger;

6 – Ao sair do prédio, feche portas e janelas, para retardar o avanço do fogo! Mas não tranque, pois alguém ainda pode estar no local. Alguns prédios possuem portas corta-chamas, elas precisam ser encostadas para evitar o avanço do fogo.

7 – Revise extintores e mangueiras de incêndio regularmente;

8 – Faça treinamentos contra incêndio regularmente em seu prédio e empresa. Treine seus funcionários em como reagir em caso de incêndio;

9 – Ao abrir um estabelecimento, procure construir e sinalizar saídas de emergência;

10 – Caso fique preso, evite respirar a fumaça. Tampe as portas e frestas onde possam entrar fumaça! Abra ou quebre as janelas e sinalize para ser resgatado. Retire do local tudo que possa pegar fogo, como madeira e papel.

11 – Não use elevadores;

12 – Caso esteja pegando fogo no corpo, role no chão e grite para que alguém ajude! Não saia correndo! Se ver alguém pegando fogo, peça para ele rolar no chão e tente cobrir a pessoa com algum pano, camisa, toalha ou lençol.


13 – Se você respirou muita fumaça em um incêndio, fique atento nos próximos 5 dias! A fumaça pode causar irritação e até queimaduras nas vias respiratórias! Caso apresente dificuldade na respiração ou mal-estar, procure um hospital. Os sintomas podem aparecer mesmo depois do acidente.

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!


Inscreva-se no nosso canal







Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


O DESAFIO 12 MESES IRÁ AJUDAR A ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2017! CONFIRA!