Minha conta no banco entrou no vermelho! O que fazer para evitar isso?

Semana passada aconteceu algo desagradável! Ao conferir o extrato bancário, uma surpresa: meu saldo estava negativo! Isso aconteceu por acasos da vida! Mesmo bem programado e organizado, a vida real pode nos dar umas rasteiras. Para evitar sufocos, é preciso tomar mais alguns cuidados! Confira!


O que aconteceu? Falta de planejamento? Falta de disciplina?
Isso não! Sempre mantenho um planejamento das minhas contas, mesmo que seja uma simples planilha de receita e despesas no Excel. Com este controle, consigo planejar o quanto posso gastar por mês, quantos reais gasto em despesas da casa, em alimentação, entre outros gastos e receitas.

Mas se você planeja seu orçamento, como pode ser “pego” de surpresa e ir parar “no limite” no banco?
Acontece que mesmo planejando, existem as “pegadinhas da vida real”. Nem sempre as coisas saem como o planejado.

Em torno do dia 20, eu estava esperando receber 3 pagamentos, porém por algum motivo, 2 empresas não realizaram o pagamento em dia. Para ajudar, no final do mês existem despesas como conta de energia, conta de telefone, conta de água, tudo em débito automático. Isso foi suficiente para entrar no vermelho!


Para evitar estas surpresas, é importante montar uma poupança para emergências. Com ela, é possível se protejer destas situações desagradáveis da vida real, que pode acontecer a qualquer momento, como um desemprego, uma doença, gastos extras em geral.

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!







Deixe seu comentário
Comente aqui

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.