Google Chrome – Erro ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID – Sua conexão não é particular

Ao tentar abrir uma página, aparece o erro ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID no Google Chrome. O que pode ser? Pode ser uma atualização do Google Chrome! A partir da versão 58 do Google Chrome, lançado em abril de 2017, alguns sites vão aparecer uma mensagem de erro parecida como esta:

Sua conexão não é particular

Invasores podem estar tentando roubar suas informações de cav.receita.fazenda.gov.br (por exemplo, senhas, mensagens ou cartões de crédito). NET::ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID


Este servidor não conseguiu provar que é cav.receita.fazenda.gov.br. O certificado de segurança dele é de [missing_subjectAltName]. Isso pode ser causado por uma configuração incorreta ou por um invasor que interceptou sua conexão.

Alguns sites foram afetados, como por exemplo, o site da Receita Federal, e-cac, Serpro, CNJ, entre outros.

Isto acontece porque o Google Chrome não considera seguro sites https com o certificado sem o parâmetro subjectAltName com endereços DNS. Aparentemente, este parâmetro não é colocado na maioria dos sites emitidos pela Serpro, aparecendo bastante erros em sites do governo.

O que posso fazer?

Até que os sites afetados arrumem o certificado, você pode:

1) Usar outro navegador, como Firefox e Internet Explorer. Eu vi o erro acontecer em algumas versões do Firefox, mas aparentemente, no teste que fiz agora, esta abrindo corretamente no momento.

2) No Google Chrome, no final da página de erro, aperte em “Avançado”, e clique em “Ir para www.nomedosite.com (não seguro)“. Em alguns casos, o Google Chrome aceita avançar, deixando um aviso na barra de endereços de site não seguro. Use esta opção somente se tiver certeza que o site é seguro!!!

chrome ERRCERTCOMMONNAMEINVALID

Vale lembrar que o Google Chrome tem motivos para não considerar seguro os sites com certificado errado, afim de evitar sites falsos! Então, não adianta ficar bravo com o Google Chrome! hehehe

Se você conhece algum outro site que está com este problema, comente aqui em baixo para ajudar as pessoas que estão enfrentando o problema. Se você conhece outra solução, por favor, compartilhe com a gente!



Espero ter ajudado! Abraços!

Aproveite e confira os comentários!

Se você achou esta dica útil, compartilhe com seus amigos!








Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.