Financiamento: teste seu bolso antes

Você está pensando em comprar uma casa? Comprar um carro? Uma Tv nova? Mas como você pretende pagar?


Todo mundo sabe que pagando à vista é a melhor escolha, mas nem sempre podemos fazer isso. Uma das opções é financiar ou usar o cartão de crédito. Mas muito cuidado: será que seu bolso aguenta?

Um dos grandes problemas dos brasileiros é “achar” que o valor das prestações são pequenas e ir comprando, comprando, … , sem controle…

Para evitar problemas, tenha sempre anotado suas compras e faça um teste simples com seu bolso:  deposite em uma CONTA POUPANÇA o valor das parcelas e veja se este dinheiro não irá fazer falta para seu orçamento. Se você não tem uma conta no banco, vale deixar o dinheiro em um cofrinho.

Por exemplo: se você pretende financiar um carro de 25.000 reais em parcelas mensais de 800 reais, pegue estes 800 reais e deposite na poupança. Faça este teste pelo menos um mês e confira se seu orçamento não ficou apertado. O ideal é testar por dois ou três meses seguidos.

Este teste também é bom para aqueles que desejam saber ATÉ quanto seu bolso aguenta: aumente aos poucos o valor do depósito na poupança e descubra seu limite. Exemplo: começe depositando 200 reais. Se no final do mês estes 200 reais não lhe “fizeram falta no bolso” ( falta sempre faz, é claro, risos, mas tem que ser uma falta suportável), no próximo mês deposite 300 reais, no próximo 400 reais, até ver o limite de seu bolso. Se você chegou aos 400 reais e viu que seu orçamento ficou apertado, volte para os 300 reais: isso significa que seu bolso aguenta compras com prestações mensais de até 300 reais.

Fazendo este teste no seu bolso, você ficará um pouco mais seguro, antes de tomar uma decisão de financiar à longo prazo.


Um abraço.

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!


Inscreva-se no nosso canal







Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


O DESAFIO 12 MESES IRÁ AJUDAR A ECONOMIZAR DINHEIRO EM 2017! CONFIRA!