Junte dinheiro para a sua Aposentadoria agora! Antes que seja tarde! A aposentadoria do INSS possivelmente irá mudar muito! E estas mudanças na Previdência poderão ser piores do que você imagina! Você precisa estar preparado! Faça um plano para sua aposentadoria! Antes que seja tarde!
Pode ser uma aposentadoria privada, pode ser juntar dinheiro comprando tesouro direto, pode ser abrindo um negócio próprio, etc.
As regras das aposentadorias poderão mudar pelos futuros Presidentes! Para se ter uma ideia, confira algumas mudanças já feitas pelos últimos presidentes!
Em 1999 ( no governo FHC ), teve mudança na Previdência quando criaram o fator previdenciário. A ideia do fator previdenciário era reduzir a quantidade de aposentadorias por idade. Quem aposentar cedo, recebe menos.
Em 2003 (no governo Lula ), as regras das aposentadorias também mudaram bastante para os servidores públicos. O governo criou a Emenda Constitucional 41 que afetou as aposentarias dos servidores públicos. Antes os funcionários públicos aposentavam com o valor do último salário. Depois, as aposentadorias passaram a calcular a média dos 80% maiores contribuições.
Em 2015 ( no governo Dilma ), foi criado a regra do cálculo 85/95. Nesta regra, o trabalhador precisa somar a idade, mais o tempo de contribuição até que se alcance 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens, para receber a aposentadoria integral. Curiosamente, esta regra ajudou muitas pessoas a aposentarem no início. Mas existe uma tabela. Com o tempo, os pontos necessários para aposentadoria vão aumentando até o ano de 2026.
Em 2017 ( no governo Temer ), foi criado a Medida Provisória 805, que altera de 11% para 14% a parte da contribuição previdenciária dos servidores públicos que têm salário acima de R$ 5,5 mil. Esta medida provisória não está mais valendo, mas o Presidente Temer tentou levar adiante as mudanças na previdência, sem sucesso.
Possivelmente o futuro Presidente Bolsonaro, irá propor a reforma da previdência em 2019, mudando as regras para aposentadoria novamente. Só ano que vem, veremos o resultado.
Ocorreram outras mudanças, mas acho que você já entendeu a ideia que quis passar. Imagina como será daqui 20 ou 30 anos? Muita coisa ainda poderá mudar na aposentadoria!
Engraçado, sempre que surge este assunto, alguém fala: “isso se existir aposentadoria no futuro!”
Sabe o que é mais engraçado: ninguém leva a sério esta frase! E se realmente a aposentadoria acabar?
O dinheiro da aposentadoria do INSS não rende juros!
Muitas pessoas acreditam que o governo coloca em o dinheiro do INSS em uma aplicação financeira. Infelizmente isso não é verdade!
Ou pensam: Se eu colocasse todo o dinheiro que contribui para o INSS na poupança, iria render mais do que a aposentadoria…
O problema é que não existe rendimento! O sistema de aposentadoria do Brasil funciona em um sistema chamado “regime de repartição”. Em resumo, o dinheiro que você paga para o INSS é usado para pagar os aposentados. Não tem juros na história.
Problema: a população está ficando mais velha! Uma hora, vai existir mais aposentados do que trabalhadores. Com menos dinheiro, vai ser difícil pagar os aposentados. Sabe o que isso lembra? Parece uma pirâmide!
O que o Governo vai fazer?
O que o Governo vai fazer com a Previdência? Ela vai passar a “bucha” para a população!
Segue algumas sugestões do que o Governo pode fazer:
– aumentar o imposto ( contribuição previdenciária ) – Se o Governo precisa de mais dinheiro para pagar os aposentados, ela pode aumentar o valor da contribuição previdenciária dos trabalhadores!
– criar regras para dificultar a aposentadoria – Para evitar gastar mais dinheiro, o Governo vai colocar regras mais difíceis para aposentar, como por exemplo, aumentar a idade mínima para aposentadoria.
– diminuir os valores das aposentadorias – O Governo irá oferecer reajustes cada vez menores. Quem recebia 2 salários mínimos, poderá vir a receber a 1 salário mínimo no futuro. Na verdade, isso já acontece faz tempo. A inflação está subindo, e a aposentadoria não! Com isso, cada vez menos, você conseguirá comprar coisas com o dinheiro da aposentadoria.
– pagar atrasado as aposentadorias – Se o Governo não tem dinheiro para pagar todas as aposentadorias, ela pode atrasar ou pagar as aposentadorias parcelado. Já vimos isto acontecer recentemente com servidores públicos aposentados do Governo do Rio de Janeiro.
Não dependa apenas da aposentadoria do INSS! Faça um plano de aposentadoria particular!
Na verdade, você precisa fazer um plano de aposentadoria particular!
Não confie somente na aposentadoria do INSS!
Você pode:
– fazer uma previdência privada
– fazer uma poupança, guardando dinheiro na poupança ( esta opção rende pouco, mas melhor do que nada )
– juntar dinheiro investindo em tesouro direto
– juntar dinheiro investindo em ações, fundos de investimento, fundos imobiliários, LCI, LCA, CDB, …
– ganhar mais dinheiro abrindo um negócio próprio
– ganhar mais dinheiro trabalhando com renda extra ou trabalhando em casa
– ganhar um salário melhor, passando em concurso público
Perceba que opções não faltam! Agora, é você que decide! Você prefere depender da aposentadoria do governo ou fazer um plano de aposentadoria particular?
Boa sorte!
Deixe um comentário