Dicas para aliviar o calor para quem não tem ar condicionado

Que calor! Nestes últimos dias, o tempo quente e seco não tem ajudado os brasileiros! Para aliviar o calor, nada melhor do que ficar em uma sala com ar condicionado! Mas nem sempre o ar condicionado está disponível e precisamos nos virar como podemos! Veja aqui algumas dicas para aliviar o calor para quem não tem ar condicionado!


Para os dias quentes e secos, precisamos nos preocupar com a saúde! É preciso se hidratar, e evitar se expor ao sol sem filtro solar. O uso de umidificadores também ajudam a melhorar o ambiente e o bem estar, melhorando a respiração, e até ajudam a dormir melhor nos dias quentes. Para aliviar o calor, existem pessoas que inventam até ar condicionado caseiros!

Beba bastante água nos dias quentes e mais dicas para aliviar o calor

1 – Hidrate-se bem principalmente nos dias quentes e secos!

Beber água faz bem a saúde! Beba bastante água nestes dias quentes e secos! A hidratação é importante em qualquer dia do ano! Mas nos dias quentes, a preocupação deve ser redobrada, principalmente para quem bebe pouca água! A dica para quem esquece de beber água ou não sabe se está bebendo água suficiente é armazenar a água em uma garrafa PET de 2 litros e tentar tomar uma garrafa de água por dia. Lembrando que o recomendado é tomar 2 litros de água por dia! De preferência, tome água gelada!

Quem pratica atividades físicas precisa ficar atento a esta reposição de líquidos! Porém não exagere! Água demais também pode fazer mal!

2 – Umidifique o ambiente nos dias secos!

A respiração é afetada nos dias secos! Tente umidicar o ambiente com uso de umidificares! Caso não tenha um, você pode usar um balde de água ou pendurar uma toalha molhada no quarto! Esta dica é simples e bastante útil na hora de dormir.

3 – Ventile bem o ambiente

Na falta de ar condicionado, use ventiladores! A dica é colocar uma toalha molhada na frente do ventilador! Use uma cadeira para apoiar a toalha de uma forma que não “tampe” a ventilação. Deixe a toalha de lado, permitindo passar o vento!

Para quem trabalha em escritórios, na frente do computador, a dica é comprar mini-ventiladores que funcionam conectando na porta USB.

4 – Faça um ar condicionado caseiro



No Youtube existem vários vídeos que ensinam como fazer um ar condicionado caseiro! Mas a maioria deles, apenas enviam um ar “fresquinho”! Não funcionam como um ar condicionado de verdade! Se você não estiver animado para fazer um ar condicionado caseiro, tente a dica anterior! Basta colocar uma toalha molhada na frente do ventilador. Outra dica simples, é colocar um balde cheio de gelo na frente do ventilador!

Você também pode congelar água dentro de uma garrafa PET, e depois colocar na frente do ventilador!

5 – Tome mais banho ou use uma toalha molhada para aliviar o calor!

Se possível, tome banho mais vezes para aliviar o calor! Porém, com a seca e a falta de água, esta não é uma boa ideia! Uma outra dica é pegar e molhar uma toalha pequena e colocar no pescoço. Isso irá aliviar um pouco o calor.

Na internet, circula uma dica “gambiarra” interessante! Colocar uma peneira embaixo do chuveiro e encher de gelo! Banho gelado na certa!

chuveiro com gelo é dica para alivar o calor

6 – Use filtro solar!

A atenção deve ser redobrada nos dias e horários mais quentes! Não esqueça de passar o filtro solar caso tenha que sair para rua ou até para curtir uma praia!

7 – Use roupas confortáveis e de cores claras no calor

Use roupas confortáveis, leves e folgadas nos dias mais quentes! A roupa deve ser razoavelmente folgadas para permitir a melhor ventilação e reter menos o suor! Já as roupas claras devem ser usadas pois absorvem menos o calor!

8 – Vá em supermercados e shoppings

Se o calor estiver insuportável, é hora de procurar um lugar que tenha ar condicionado “grátis”! São shoppings e supermercados! Saia para passear um pouco no shopping e fique fresquinho, hehehe

Se você também tem alguma dica para enfrentar melhor os dias quentes e secos, nos ajude! Compartilhe! Comente aqui em baixo!


Uma abraço e até a próxima!

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!







Deixe seu comentário

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.