Como fazer uma fogueira sem fósforo

Assistindo o programa No Limite, veio a pergunta: será que eu conseguiria sobreviver, caso me perdesse em uma floresta, um acampamento?


A resposta foi não! Nunca fui escoteiro, nem algo do gênero. Vim então buscar informações no nosso querido Google.

A minha primeira dúvida é: como criar uma fogueira? Sem fósforo, sem isqueiros! Googleando, encontrei as primeiras dicas.

A primeira coisa que você precisa fazer é preparar o local da fogueira. Faça um buraco não muito fundo e se possível, coloque pedras no seu contorno. Separe papéis, folhas, capim, palha de coco, galhos, cascas de árvores pequenos ( para o início do fogo ) e galhos maiores ou folhas grandes para manter o fogo.

Duas formas são mais comuns para começar um fogo: usando uma lente ou por atrito ( entre pedras, madeiras ). Obviamente, o uso da lente só funciona quando tem sol.

Pegue um pequeno pedaço de folha ou palha, que seja fácil de pegar fogo. É nele que você vai começar o fogo. Esse pedaço é chamado de “isca”.

Quando a “isca” começar a dar sinais de que está pegando fogo, você terá que assoprar. Assim que a “isca” pegar fogo, vá juntando os outros materiais no buraco. Lembrando, os mais finos primeiro, como pequenas folhas, capim, palha… depois do fogo consolidado, junte os galhos maiores.

Usando lente ou algo parecido, com uso do sol

Nesta técnica, você irá tentar concentrar a luz do sol na “isca”. Pode ser usando uma lente de óculos, um copo… encontrei alguns videos interessantes…

– Como fazer fogo com uma latinha e uma barra de chocolate ( crédito: esmagadores666 )

– como fazer fogo com camisinha ( crédito: suicidadoasfalto )

– como fazer fogo com garrafa de refrigerante ( crédito: suicidadoasfalto )

Criando fogo usando o atrito

Aqui não tem jeito! Se estiver de noite ou nublado, é o único modo. O atrito de duas superfícies provoca o calor, por exemplo, quando você está com frio nas mãos, uma forma de esquentá-los é esfregando as duas mãos. A idéia é a mesma quando você esfrega duas madeiras, só que o movimento precisa ser bem mais rápido para pegar fogo.

Você pode atritar uma madeira com uma corda. Confira este interessante video.

– Como fazer fogo com arco ( crédito: suicidadoasfalto )


Quer saber mais? Confira estes links interessantes!

Se você achou esta dica útil, compartilhe! Obrigado!







Deixe seu comentário
2 Comentários

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.