20 Dicas de Como Economizar Dinheiro com a Energia Elétrica

Está gastando muita energia em casa? Então confira como economizar energia elétrica? São algumas dicas simples para economizar energia e economizar no seu bolso!

  • Combine com todos na família para economizar a energia
    Esta é uma das primeiras coisas que você precisa fazer! Não adianta você economizar e os outros membros da família não colaborarem! Oriente todos a economizar energia!
  • Use lâmpadas de LED
    Cada vez mais, surgem lâmpadas mais eficientes e econômicas. Procure usar lâmpadas de LED. Elas são mais econômicas e duram mais que as outras lâmpadas.
  • Aproveite a luz do sol
    Abra a janela e deixe a luz do sol iluminar sua casa. Planeje janelas maiores na sua casa.
  • Abra as janelas para ventilar a casa
    Se possível, mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o ambiente, evitando gastar energia em ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.
  • Desligue a luz, a tv, o computador quando não estiver usando
    Vai sair? Apague a luz! Desligue o computador e a tv! Muitos deixam o computador ligado, com modems e roteadores ligados sem ter ninguém em casa!
  • Não deixe aparelhos ligados na tomada
    Tire aparelhos da tomada! Existem aparelhos que mantém um display ou sensor ligado, consumindo energia! Alguns aparelhos mantém apenas um relógio, como por exemplo, aparelhos de DVD, Blue Ray e microondas. Se tiver alguma luz acessa no aparelho, tire da tomada quando não for usar!
  • Troque aparelhos antigos
    Aparelhos novos geralmente são mais eficientes e econômicos. Procure comprar produtos com o selo “A” da Procel em eficiência. Geralmente, os aparelhos que ficaram mais eficientes são a geladeira e o ar condicionado! Os modelos antigos gastam mais que os modelos novos.
  • Controle o uso do chuveiro
    Controle o tempo do banho! Existem pessoas que ficam horas no chuveiro! Se possível, tome banho frio! Nos dias frios, procure tomar banhos nos horários mais quentes do dia, “forçando” menos o chuveiro.
  • Controle o uso do ferro elétrico
    Tente passar várias roupas juntos, de uma só vez! Evite ficar ligando o ferro de passar roupa todos os dias, para passar apenas 1 roupa!
  • Controle o uso do ar condicionado
    Use o ar condicionado somente nos horários de dormir. Evite ficar ligando e desligando o aparelho de ar condicionado em curtos intervalos de tempo. Ligar o motor do ar condicionado são os momentos que mais gastam energia elétrica. Os modelos mais antigos de ar condicionado ajustam a temperatura ligando e desligando o motor. Isso gasta bastante energia. Se você tem um ar condicionado antigo, pense em trocar por um modelo mais econômico. Atualmente existem modelos de ar condicionado que evitam este “religamento”, como os modelos de ar condicionado com tecnologia inverter.

    Você também pode desligar o ar mais cedo. Se você acordar de madrugada, desligue o ar e economize um pouco de energia. Se o seu ar tiver relógio, é possível agendar o desligamento automático do ar as 5 horas da manhã, por exemplo.

  • Junte a família em 1 ar condicionado
    Se você tem mais de 1 ar condicionado em casa, tente juntar a família para dormir alguns dias no mesmo quarto! Coloque uns colchões e chame os filhos para dormir em família e usar apenas 1 ar condicionado!
  • Use cores brancas nas paredes e telhados
    Cores brancas refletem a luz, ajudando a manter o ambiente mais claro. Pintar o telhado de cor branca também ajuda a manter o local mais fresco, economizando energia com ventilação.
  • Use lâmpadas com energia solar
    Existem modelos de lâmpadas recarregados com luz solar para jardins e quintais.
  • Verifique se vale a pena colocar energia solar na sua casa
    Os preços da energia solar estão diminuindo. É possível usar placas de energia solar para aquecer água do chuveiro! Também é possível vender a energia solar produzida para as companhias de energia elétrica e abater os gastos com a conta de energia!
  • Use detectores de presença em estacionamento e corredores de condomínios
    Economize energia de seu condomínio colocando sensores que ligam lâmpadas somente quando passam pessoas. Não é necessário ligar todas as lâmpadas de um estacionamento ou corredor.
  • Não coloque alimentos quentes na geladeira
    Colocar alimentos mais quentes forçam mais o motor da geladeira.
  • Verifique se sua geladeira está com as borrachas de vedação corretas
    Se a borracha de vedação de sua geladeira estiver descolando, ou estiver fraca, o ar frio da geladeira acaba escapando e gastando mais energia! É preciso trocar a borracha de vedação!
  • Use uma garrafa térmica para água gelada
    Se você tem muitas pessoas em casa, é comum ficar abrindo a geladeira várias vezes para pegar água gelada! Abrir a porta da geladeira várias vezes, faz escapar o ar frio e força a geladeira a ligar o motor mais vezes! Uma forma de evitar isso, é colocando uma garrafa térmica com água e gelo de manhã! Assim, se alguém quiser água gelada, não vai precisar abrir a geladeira
  • Desligue todos os aparelhos e confira o relógio de energia
    Faça o teste! Desligue todos os aparelhos e confira o relógio de energia! Se o relógio de energia ainda estiver rodando, existe alguma coisa “roubando” a sua energia! Por exemplo: já vi casos em que o motor do portão elétrico era o vilão! O motor estava em curto e “roubava” a energia
  • Mude a sua conta de energia para TARIFA BRANCA
    Na TARIFA BRANCA, a energia é mais cara de segunda a sexta, entre as 17h até as 22h ( ou 18h às 23h no horário de verão ). Nos outros horários e no final de semana, a taxa de energia é mais barata que o normal ( cerca de 14% mais barata ). Mas tome cuidado! Nos horários mais caros chegam a ser mais de 80% mais caro que o normal. Se você consegue mudar seus hábitos e evitar os horários mais caros, vale a pena a TARIFA BRANCA!

Uma coisa importante a dizer: algumas medidas irão economizar poucos reais! Talvez 10 reais, 20 reais, 30 reais! Você precisa analisar se vale a pena fazer tal esforço! Se você está passando por dificuldades financeiras ou sobra pouco dinheiro no final do mês, aí sim, é preciso ser mais cuidadoso!


Mas se você não tem problemas financeiros, será que vale a pena ficar brigando com seus filhos para economizar 5 reais por mês???? ( para pensar )

Você também tem dicas de como economizar energia elétrica? Mande e compartilhe com a gente! Escreva aqui em baixo nos comentários!



Obrigado!

Você gostou desta dica/promoção?
Compartilhe com seus amigos!


Aproveite e confira os comentários!







Deixe seu comentário 

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários