Como economizar energia elétrica?

Está gastando muita energia em casa? Então confira como economizar energia elétrica? Algumas dicas simples para economizar energia e economizar no seu bolso!

  • Use lâmpadas fluorescentes e de LED
    Cada vez mais, surgem lâmpadas mais eficientes e econômicas. Procure usar lâmpadas fluorescentes e os de LED. Elas são mais econômicas e duram mais que as lâmpadas incandescentes.
  • Aproveite a luz do sol
    Abra a janela e deixe a luz do sol iluminar sua casa. Planeje janelas maiores na sua casa.
  • Abra as janelas para ventilar a casa
    Se possível, mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o ambiente, evitando gastar energia em ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.
  • Desligue a luz, a tv, o computador quando não estiver usando
    Vai sair? Apague a luz! Desligue o computador e a tv! Muitos deixam o computador ligado, com modems e roteadores ligados sem ter ninguém em casa!
  • Não deixe aparelhos ligados na tomada
    Tire aparelhos da tomada! Existem aparelhos que mantém um display ou sensor ligado, consumindo energia! Alguns aparelhos mantém apenas um relógio, como por exemplo, aparelhos de DVD, Blue Ray e microondas. Se tiver alguma luz acessa no aparelho, tire da tomada quando não for usar!
  • Troque aparelhos antigos
    Aparelhos novos geralmente são mais eficientes e econômicos. Procure comprar produtos com o selo “A” da Procel em eficiência. Geralmente, um aparelho de ar condicionado ou geladeira antiga gastam mais que os modelos novos.
  • Controle o uso do chuveiro
    Tome banho frio! Caso use chuveiro elétrico, controle o tempo do banho! Nos dias frios, procure tomar banhos nos horários mais quentes do dia, “forçando” menos o chuveiro.
  • Controle o uso do ar condicionado
    Use o ar condicionado somente nos horários de dormir. Evite ficar ligando e desligando o aparelho de ar condicionado em curtos intervalos de tempo. Ligar o motor do ar condicionado são os momentos que mais exigem energia elétrica. Os modelos mais antigos de ar condicionado ajustam a temperatura ligando e desligando o motor. Isso gasta bastante energia. Atualmente existem modelos de ar condicionado que evitam este “religamento”, como os modelos de ar condicionado com tecnologia inverter.
  • Use cores brancas nas paredes e telhados
    Cores brancas refletem a luz, ajudando a manter o ambiente mais claro. Pintar o telhado de cor branca também ajuda a manter o local mais fresco, economizando energia com ventilação.
  • Use lâmpadas com energia solar
    Existem modelos de lâmpadas recarregados com luz solar para jardins e quintais.
  • Use detectores de presença em estacionamento e corredores de condomínios
    Economize energia de seu condomínio colocando sensores de presença para ligar somente as lâmpadas necessárias. Não é necessário ligar todas as lâmpadas de um estacionamento ou corredor.
  • Não coloque alimentos quentes na geladeira
    Colocar alimentos mais quentes forçam mais o motor da geladeira.
  • Combine com todos na família
    Não adianta você economizar e os outros membros da família não colaborarem! Oriente todos a economizar energia!

Você também tem dicas de como economizar energia elétrica? Mande e compartilhe com a gente! Escreva aqui em baixo nos comentários!


Obrigado!

Aproveite e confira os comentários no final da página!

Se você achou esta dica útil, compartilhe com seus amigos!








Deixe seu comentário
2 Comentários

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.