Como declarar um consórcio no Imposto de Renda?

FacebookGoogle+TwitterWhatsAppCompartilhar

Está na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda! Juntando comprovantes, recibos, holerites… surge a seguinte pergunta: como declarar um consórcio na Declaração do Imposto de Renda? Afinal, preciso declarar um consórcio no Imposto de Renda?

O consórcio ( tanto o de carro, como o de imóvel ) deve ser declarado como “Bens e Direitos”. O que muda é se o consórcio já foi ou não contemplado.

  • Caso o consórcio ainda não foi contemplado – deverá ser usado o código “95 – Consórcio não contemplado” e discriminado qual o consórcio que você fez. No valor, deve ser informado o total pago até o final do ano, somando todas as parcelas;
  • Caso o consórcio foi contemplado no último ano – uma vez contemplado, o consórcio declarado no Imposto de Renda dos anos anteriores ( código 95 ) ainda deve ser citado, mas deve ser encerrado, deixando com o valor “zerado” no último ano.

    Agora, o bem contemplado deve ser declarado normalmente (como um novo item). Se for um carro, deve ser usado o código 21. Em caso de casa, deve ser usado o código 12. No ano anterior, deixe o valor “zerado” e no último ano, informe o total já pago, inclusive o valor dos lances, caso tenha feito. Na descrição, informe que o bem é proveniente de contemplação de consórcio, de forma detalhada, descrevendo quantas parcelas já foram pagas, etc.

Depois de declarar um consórcio no Imposto de Renda, agora é hora de ver os outros itens. Confira outras dicas para a Declaração do Imposto de Renda
Como fazer a Declaração de Isento do Imposto de Renda
Quem precisa declarar imposto de renda
Como ganhar dinheiro com a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar um financiamento de imóvel do Imposto de Renda





Deixe seu comentário
34 Comentários

Comente!

O seu endereço de email não será publicado