Cuidado com Golpe do cartão de crédito trocado

Cuidado com o golpe do cartão trocado! Em épocas de festas, como o Carnaval, este golpe aumenta! O golpe funciona assim: você faz uma compra e entrega o cartão para o vendedor. Na hora de passar na maquininha, o golpista troca o seu cartão por um parecido. Na hora de digitar a senha, o golpista consegue copiar a sua senha.

Até você perceber que caiu no golpe, o golpista já fez várias compras e saques no seu cartão.

Os golpistas vendem pequenos produtos na rua, como água, cerveja, refrigerante e aproveitam que os vítimas estão distraídas no Carnaval.



Outro golpe que pode acontecer, é passar o valor maior na maquininha. Poucas pessoas prestam atenção no valor no visor da maquininha. Os golpistas passam um valor maior, e a vítima automaticamente digita a senha e aperta confirmar.

Algumas pessoas relatam também, que os golpistas passam as compras duas vezes. Eles inventam que a compra não passou, e pegam outra maquininha! Desta forma, o valor é cobrado duas vezes.

Dicas para não cair no golpe do cartão trocado

– Na hora de receber o cartão de volta, confira se é o seu cartão mesmo, olhando para o nome
– Coloque adesivos no seu cartão! Assim, você terá um cartão personalizado! Desta forma, será fácil identificar se alguém trocou o seu cartão.
– Fique de olho no valor escrito no visor da maquininha. Os golpistas colocam valores maiores.
– Na hora de colocar a senha, tente digitar de forma que ninguém consiga ver (tentando cobrir o teclado).
– Habilite os avisos de compras no cartão. Assim, sempre que alguém fizer uma compra com o cartão, você receberá um aviso no celular.
– Coloque um adesivo no código verificador do seu cartão. Existem golpistas que tiram foto do seu cartão. Com o número e o código verificador, os golpistas conseguem fazer compras pela internet.
– Depois de digitar a senha, espere aparecer a mensagem de compra com sucesso ou “retire seu cartão”. Desconfie se o vendedor falar que o cartão não passou e trocar de maquininha.

O golpe do cartão clonado está acontecendo tanto, que os bancos estão fazendo até vídeos com marchinhas de carnaval, alertando para o golpe! Veja o alerta do Febraban!

O Santander também fez um vídeo alertando para o golpe do cartão trocado!

Muito cuidado!



Até a próxima!

Você gostou desta dica/promoção?
Compartilhe com seus amigos!


Aproveite e confira os comentários!







Deixe seu comentário

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *